2 de set. de 2011

É preciso comer antes de malhar?

Para ter energia e conseguir fazer bem sua série de exercícios, é preciso consumir - antes do treino - alimentos ricos em carboidratos.


Antes de fazer seu exercício diário muitas vezes você acaba esquecendo de se alimentar? Pois saiba que não está sozinho! Muita gente faz isso sem imaginar as consequências que este mau hábito traz para o organismo.

Para começar, é importante relembrar que o ideal é fazer de cinco a seis refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e o opcional lanche antes de dormir). Isso mantém o corpo sempre nutrido e saciado, evitando aqueles ataques de fome de quem passa muitas horas sem se alimentar.

A nutricionista Cristiane Krohling* diz que jamais devemos treinar de estômago vazio , especialmente pela manhã, quando passamos a noite toda sem comer. "Há riscos de ter tontura, queda da pressão arterial ou crises de hipoglicemia, pois para fazer o exercício o corpo precisa dosnutrientes fornecidos pelos alimentos", explica.

Portanto, se você costuma malhar pela manhã , tome seu café 45 minutos antes de ir para a academia. Uma boa opção é uma porção de cereal com leite ou iogurte + uma fruta ou pão integral ou torrada com requeijão + leite com café ou achocolatado.

Já se a prática costuma acontecer no meio da manhã ou no final da tarde , faça um pequeno lanche cerca de 40 minutos antes. Agora, se for depois do almoço ou jantar , é preciso esperar de uma a duas horas antes de fazer exercício, dependendo do tipo de comida que foi consumida.

"A digestão de um prato de massa é mais rápida , enquanto a de um prato de arroz, feijão e bife é mais lenta e exige maior distância entre a refeição e o exercício", diz a nutricionista. Nestes casos, corre-se o risco de pessoa ter refluxo, náuseas e mal estar . Especialmente se o prato foi acompanhado de refrigerante que, devido ao gás, deixa o estômago ainda mais "pesado".

As opções de lanches antes da prática de exercícios devem recair sobre alimentos ricos em carboidratos , que fornecem energia ao organismo. Para quem malha durante cerca de uma hora as opções são: uma fruta, um suco, uma barrinha de cereais ou um iogurte. "Comer mais do que isso é exagero", diz Cristiane.

Quem faz um treino mais intenso , com mais de uma hora de duração ou malha antes do jantar, pode acrescentar um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru, por exemplo. "Mussarela, queijo prato, presunto, salame, coxinha e croissant devem ficar fora, pois são muito gordurosos".

E um lembrete: as bebidas isotônicas devem ser consumidas com moderação . "Elas são indicadas para quem tem uma atividade física intensa, com duração superior a uma hora. O ideal é beber de 100 a 150 ml de água a cada vinte minutos de exercício para manter a hidratação corporal". Boa malhação!

*Cristiane Krohling, nutricionista e personal diet, com especialização em nutrição esportiva.

Fonte: Site Revista Nestle com você.

0 comentários: